História

Santana de Pirapama fica na região central de Minas Gerais, a 156 km de Belo Horizonte. A cidade é conhecida por suas majestosas cachoeiras de águas gélidas e cristalinas. Suas principais atrações turísticas giram em torno de sua bela e vasta natureza, que abrigam uma fauna e flora bem diversificada. A cidade mantém fortes suas tradições culturais relacionadas às festas religiosas, como a Festa de Santo Reis, a Festa de São Sebastião, a Festa de Nossa Senhora do Rosário e o Glorioso Jubileu de Santana e São Joaquim, padroeiros da cidade. Também acontece no dia 1º de maio a tradiocional Festa do Trabalhador de Santana de Pirapama, que atrai todos os anos milhares de turistas ao município.

A história do município começa em 1843, com a fundação do distrito de Traíras, seguindo a tradição de usar nomes de peixes característicos da região.

Não se conhecem registros sobre o povoamento inicial do Arraial de Traíras, que deu origem a atual cidade de Santana de Pirapama. Sabe-se apenas que a povoação nasceu há mais de sois séculos, em terrenos da sesmaria de Nossa Senhora da Conceição dos Gerais, junto a um dos portos do Rio das Velhas, em terras pertencentes ao Padre Jorge Martins Curvelo de Ávila, dono de extensas sesmarias na região central das Minas Gerais.

Desmembrada de Cordisburgo em 1948, Santana de Pirapama foi elevada a status de município.

O atual nome do município resultou da junção do nome de sua padroeira e Pirapama, de origem indígena tupi que, segundo a opinião vulgar, significa Peixe Bravo.