"A abertura de comportas não é causa das enchentes em Santana de Pirapama".

Publicado em: 05/01/2022 17:00 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Santana de Pirapama

"A abertura de comportas não é causa das enchentes em Santana de Pirapama".

Nesta quarta-feira (05/01) o Prefeito Dalton Soares Silva e os secretários Emerson Aparecido de Matos Barbosa e Jean Paulo Rodrigues Moura, realizaram visita técnica nas instalações da Usina Hidrelétrica Coronel Américo Teixeira, no município de Santana do Riacho.

Ocasião motivada pelas manifestações dos ribeirinhos do Rio Cipó que temem pela repetição das enchentes e inundações ocorrridas nos últimos períodos de elevada preciptação chuvosa que deixou um rastro de destruição em todo seu vale.

Em suas redes sociais, o Prefeito escarece que ao sbrevoar a área durante as enchentes de 2020 "verificamos que o volume de água vertente das comportas da barragem não representavam o fenômeno acontecido, mas apenas contribuía (com o aumento do volume das águas) da mesma forma que qualquer ribeirão tributário do Rio Cipó.

"A vistoria de hoje que também é motivada tanto pela nossa obrigação de prefeito quanto pelas intensas chuvas que precipitaram nos últimos dias sobre a Serra do Cipó, à montante do nosso Município, constatamos que tanto o Rio Cipó quanto seus afluentes, Riachinho e Parauninha, estão com baixo volume de água. A barragem composta por 7 comportas está totalmente sob controle, com vazão no sistema denominado "limpeza de fundo". Informamos ainda que todas as comportas, abertas simultaneamente, verteriam um volume aproximado de 158 m³/s e, conforme observado in loco, toda esse volume cabe no leito do Ribeirão Riachinho, afluente do rio Parauninha que deságua no Cipó."

Conclui o Prefeito: "Portanto, precisamos esclarecer a nossa população que a abertura de comportas desta barragem não é a causa das enchentes devastadoras que vitimaram os ribeirinhos do Rio Cipó".

Na ocasião, Prefeito e Secretários foram acompanhados pelo Prefeito Fernando, de Santana do Riacho, e de responsáveis pela usina.