“A criação da paróquia de Santana de Santana de Pirapama se dá no século 19 com a lei imperial nº 471 de 26 de Julho de 1850. No século 19 foi criado o distrito de Traíras, que se estendia até a barra do rio Paraúna no rio das Velhas. O distrito foi subordinado por um período ao município de Curvelo, sua emancipação se inicia com a Lei estadual nº 336 de 27 /12/ 1948 e concluída em Janeiro de 1949.
Assim, o primeiro Jubileu celebrado se dá conjuntamente com a emancipação do distrito. Antigamente a festa de Santana já era celebrada, mas sobre o título de Jubileu somente a partir do ano de 1949. Em 1950 a paróquia completava o seu centenário e a ela é concedida a autorização oficial da Santa Sé para se comemorar o Jubileu de Santana. O grande idealizador do Jubileu foi o Monsenhor Roque Venâncio da Silveira (Monsenhor Roque), grande sacerdote que se doou em muito pelo desenvolvimento do município e para propagar a fé cristã católica a nossa população.
Portanto, entre Julho de 1949 e Julho de 1950 se daria início a uma das maiores e mais tradicionais festas religiosas do município de Santana de Pirapama, o Jubileu de Santana.
Horário de funcionamento: Segunda a sexta: 8h às 11h e 13h às 17h
Veja mais: https://diocesedesetelagoas.com.br/paroquias/paroquia-santana-e-sao-joaquim-santana-de-pirapama/