Santana de Pirapama comemora o 70º Jubileu em Honra a Sant'Ana e São Joaquim

Santana de Pirapama comemora o 70º Jubileu em Honra a Sant'Ana e São Joaquim


Publicado em: 23/07/2019 11:00 | Fonte/Agência: Paróquia Santana e Prefeitura Municipal

Whatsapp

 

Santana de Pirapama comemora o 70º Jubileu em Honra a Sant'Ana e São Joaquim

Banner do 70º Jubileu em Honra a Sant'Ana e São Joaquim

Uma das mais tradicionais festas religiosas do Brasil, o Jubileu de Sant'Ana e São Joaquim sempre foi motivo de orgulho para o povo pirapamenho que, além de voluntariar-se à serviço de sua grande fé, está sempre de braços abertos para receber os milhares de visitantes que todos os anos peregrinam até Santana de Pirapama para acompanhar as novenas, missas e festividades religiosas. Ao longo da história, muitos foram os párocos que estiveram a frente do Santuário de Sant'Ana e da organização do Jubileu, escrevendo cada um o seu nome na história da nossa tão grande e tradicional festa e também na grande história de nossa cidade. Assim como o grande idealizador do Jubileu, Monsenhor Roque Venâncio da Silveira, o fez com tanto zêlo, o Padre Cláudio Marcos Ferreira, atual Administrador Paroquial, tem cumprido com excelência a sua missão de pastorear os fiéis pirapamenhos no caminho da fé e de manter inabalável a nossa tradicional festa religiosa, nosso grandioso Jubileu.

Sendo assim, em comemoração aos 70 anos do Jubileu, ninguém melhor para nos falar um pouquinho sobre essa história, que o nosso Padre Cláudio Marcos Ferreira:

"A criação da paróquia de Santana de Santana de Pirapama se deu no século XIX com a lei imperial nº 471 de 26 de Julho de 1850. Neste século foi criado o distrito de Traíras, que se estendia até a barra do Rio Paraúna no Rio das Velhas. O distrito era subordinado ao município de Curvelo e sua emancipação se iniciou com a Lei estadual nº 336 de 27 de dezembro de 1948 e foi concluída em Janeiro de 1949.

Assim, o primeiro Jubileu celebrado se deu conjuntamente com a emancipação do distrito. Antigamente a festa de Sant'Ana já era celebrada, mas sob o título de "Jubileu" somente a partir do ano de 1949. Em 1950 a paróquia completava o seu centenário e a ela foi concedida a autorização oficial da Santa Sé para se comemorar o Jubileu de Sant'Ana. O grande idealizador do Jubileu foi Monsenhor Roque Venâncio da Silveira, grande sacerdote que se doou em muito pelo desenvolvimento do município e para propagar a fé cristã católica à nossa população.

Portanto, entre Julho de 1949 e Julho de 1950 se dava início a uma das maiores e mais tradicionais festas religiosas do município de Santana de Pirapama, o Jubileu de Sant'Ana, que neste ano de 2019 completa 70 anos de sua idealização, sendo até os dias atuais um período de bênçãos e congregação do nosso amado povo pirapamenho, dos amigos de Pirapama e das cidades vizinhas.

70 anos de bênçãos, 70 anos de história! Os nossos profundos agradecimentos e louvores a todos homens e mulheres de boa vontade que ajudam e ajudaram a construir essa bonita trajetória! Deus seja louvado! “Senhora Sant'Ana, matrona e bendita, valei a quem tanto de vós necessita!”

Minha bênção! Padre Cláudio Marcos".

O 70º Jubileu em Honra a Sant'Ana e São Joaquim se realiza neste ano de 19 a 28 de julho.

Neste ano ainda contamos com o "Memorial da Fé", idealizado pelo Padre Claudio, que estará aberto  para visitação durante todos os dias do Jubileu, no Centro Pastoral. 

 


Leia também

Secretaria Municipal de Fazenda

Prefeitura entrega prêmios do IPTU PREMIADO

17/01/2020 15:00

Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Cerca de 3 mil pessoas recebem 2020 sob show de cores e luzes no céu de Santana de Pirapama

03/01/2020 12:00

Secretaria Municipal de Planejamento

13º salário está pago!

13/12/2019 14:00

Secretaria Municipal de Educação e Cultura

III SARAU ENCANTO DE NATAL

10/12/2019 13:00