Santana de Pirapama comemora o 70º Jubileu em Honra a Sant'Ana e São Joaquim

Publicado em: 23/07/2019 11:00 | Fonte/Agência: Paróquia Santana e Prefeitura Municipal

Santana de Pirapama comemora o 70º Jubileu em Honra a Sant'Ana e São Joaquim

Banner do 70º Jubileu em Honra a Sant'Ana e São Joaquim

Uma das mais tradicionais festas religiosas do Brasil, o Jubileu de Sant'Ana e São Joaquim sempre foi motivo de orgulho para o povo pirapamenho que, além de voluntariar-se à serviço de sua grande fé, está sempre de braços abertos para receber os milhares de visitantes que todos os anos peregrinam até Santana de Pirapama para acompanhar as novenas, missas e festividades religiosas. Ao longo da história, muitos foram os párocos que estiveram a frente do Santuário de Sant'Ana e da organização do Jubileu, escrevendo cada um o seu nome na história da nossa tão grande e tradicional festa e também na grande história de nossa cidade. Assim como o grande idealizador do Jubileu, Monsenhor Roque Venâncio da Silveira, o fez com tanto zêlo, o Padre Cláudio Marcos Ferreira, atual Administrador Paroquial, tem cumprido com excelência a sua missão de pastorear os fiéis pirapamenhos no caminho da fé e de manter inabalável a nossa tradicional festa religiosa, nosso grandioso Jubileu.

Sendo assim, em comemoração aos 70 anos do Jubileu, ninguém melhor para nos falar um pouquinho sobre essa história, que o nosso Padre Cláudio Marcos Ferreira:

"A criação da paróquia de Santana de Santana de Pirapama se deu no século XIX com a lei imperial nº 471 de 26 de Julho de 1850. Neste século foi criado o distrito de Traíras, que se estendia até a barra do Rio Paraúna no Rio das Velhas. O distrito era subordinado ao município de Curvelo e sua emancipação se iniciou com a Lei estadual nº 336 de 27 de dezembro de 1948 e foi concluída em Janeiro de 1949.

Assim, o primeiro Jubileu celebrado se deu conjuntamente com a emancipação do distrito. Antigamente a festa de Sant'Ana já era celebrada, mas sob o título de "Jubileu" somente a partir do ano de 1949. Em 1950 a paróquia completava o seu centenário e a ela foi concedida a autorização oficial da Santa Sé para se comemorar o Jubileu de Sant'Ana. O grande idealizador do Jubileu foi Monsenhor Roque Venâncio da Silveira, grande sacerdote que se doou em muito pelo desenvolvimento do município e para propagar a fé cristã católica à nossa população.

Portanto, entre Julho de 1949 e Julho de 1950 se dava início a uma das maiores e mais tradicionais festas religiosas do município de Santana de Pirapama, o Jubileu de Sant'Ana, que neste ano de 2019 completa 70 anos de sua idealização, sendo até os dias atuais um período de bênçãos e congregação do nosso amado povo pirapamenho, dos amigos de Pirapama e das cidades vizinhas.

70 anos de bênçãos, 70 anos de história! Os nossos profundos agradecimentos e louvores a todos homens e mulheres de boa vontade que ajudam e ajudaram a construir essa bonita trajetória! Deus seja louvado! “Senhora Sant'Ana, matrona e bendita, valei a quem tanto de vós necessita!”

Minha bênção! Padre Cláudio Marcos".

O 70º Jubileu em Honra a Sant'Ana e São Joaquim se realiza neste ano de 19 a 28 de julho.

Neste ano ainda contamos com o "Memorial da Fé", idealizado pelo Padre Claudio, que estará aberto  para visitação durante todos os dias do Jubileu, no Centro Pastoral.