DEFESA CIVIL MUNICIPAL EMITE ALERTA DE CHUVAS INTENSAS

Publicado em: 23/01/2020 13:00 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Santana de Pirapama/Conselho Municipal de Defesa Civil

DEFESA CIVIL MUNICIPAL EMITE ALERTA DE CHUVAS INTENSAS

O Governo Municipal e o Conselho Municipal de Defesa Civil (CONDEC) emitem este ALERTA DE CHUVA em razão da altíssima probabilidade de chuvas intensas em toda a região desde a tarde desta quinta-feira (23) até segunda-feira, dia 27.

Órgãos do Governo Federal fazem um alerta conjunto para a possibilidade de chuvas intensas e altos acumulados de precipitação na faixa que compreende o Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e o Distrito Federal. A previsão aponta que os totais pluviométricos podem alcançar de 150 a 400 milímetros, impactando severamente as áreas atingidas.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a previsão é de 80 a 150 milímetros de chuva em alguns pontos da Região Metropolitana de Belo Horizonte, sendo que a partir de 30 milímetros já se registram alagamentos e populações ilhadas. A informação é de que neste mês de janeiro já choveu quase a metade do que em todo o ano passado.

Há a possibilidade de ocorrências de desastres naturais como inundações, enxurradas, alagamentos, deslizamentos de terra e corridas de solo.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) atua constantemente enviando alertas aos órgãos competentes sobre riscos de desastres naturais, assim como para a população, por meio de SMS nos celulares cadastrados.

Para se cadastrar, basta enviar um SMS com o CEP de interesse para o número 40199.

Recomendamos aos cidadãos pirapamenhos que evitem as áreas passíveis de inundação, como beiras de rios e córregos, bem como que permaneçam em suas casas durante este fim de semana, evitando o translado até municípios de toda a região metropolitana.

Recomendamos também que repassem essas informações a todos os familiares e amigos, para a segurança de todos.